PROCEDIMENTO COM ÁCIDO FORTE NA FABRICAÇÃO DO ÁLCOOL ISOPROPÍLICO

 


A síntese de Álcool Isopropílico (Isopropanol) a nível industrial pode ser realizada de vários modos, entre elas, por hidratação indireta do Propeno, também denominada fabricação com ácido forte.

Na hidratação indireta o Propeno é inicialmente misturado e dissolvido com ácido sulfúrico, em um aparelho chamado absorvedor. 

O resultado é uma mistura de ésteres de sulfato que produzem Álcool Isopropílico por hidrose, ou seja, os ésteres de sulfato são misturados com água, em seguida passam por máquinas chamadas hidrolisadores, que quebram a água e outras substâncias complexas para formar o Álcool Isopropílico.

O Álcool Isopropílico formado mediante este processo não está listado na legislação europeia como carcinogênico, embora o incremento do câncer nasal observado nos trabalhadores envolvidos na sua fabricação mediante o procedimento com ácido forte colocou em evidência que tal procedimento provoca um aumento do câncer na cavidade nasal.

A Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC) classificou este processo como carcinogênico confirmado em humanos (Grupo 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário