DRONES

Classificação:

Segundo o tipo de asa: fixa ou rotativa

Segundo o tipo de hélices ou braços: tricópteros, quadricópteros, hexacópteros, octocópteros, coaxiais

Segundo o meio em que se movem: aéreos, terrestres, marítimos

Setores de Aplicação:

Os drones são utilizados, entre outros, nos seguintes setores e âmbitos: militar, agrícola, mineração, engenharia civil, segurança e emergências, logístico.

Atividades:

Algumas atividades e tarefas em que se utilizam os drones são: entrega de pacotes/encomendas, resgate, vídeo vigilância, medição de gases, vigilância de cultivos, revisões de infraestruturas de difícil acesso, reportagens videográficas e fotográficas.

Riscos:

Segurança: quedas em mesmo nível ou quedas em diferença de nível por irregularidades do piso, batidas, cortes devido às hélices, contato com partes elétricas, incêndio, explosão das baterias e projeção de partículas pela movimentação do ar devido à rotação das hélices e por impacto destas com outros elementos, tais como galhos de árvores.

Higiene: estresse térmico pelo uso do drone às intempéries (frio ou calor), contato com substâncias perigosas (solução para baterias) e exposição ao ruído devido ao movimento de rotação das hélices.

Psicossociais: aumento da carga mental derivada da atenção do uso do drone.

Biomecânicos: movimentos repetitivos por uso do comando, posturas estáticas, fadiga visual, esforços excessivos pela movimentação manual do drone.

Medidas Preventivas:

Treinamentos de formação e informação do colaborador que pilota o drone, dos observadores e dos restantes com relação ao uso e operação do equipamento.

Realizar, onde possível, o balizamento e a sinalização da zona de atuação do drone.

Utilizar os Equipamentos de Proteção Individual e vestimentas de trabalho adequadas aos riscos da tarefa ou do ambiente.

Utilizar o drone, realizar as revisões e as manutenções segundo as instruções do fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário