MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS COM EQUIPAMENTOS E MANUAIS

 


A movimentação de materiais é uma operação ou conjunto de operações que envolvem mudança de posição de objetos para efetuar qualquer processamento ou serviço.

São efetuadas mediante a utilização de equipamentos que poderão exigir esforços do trabalhador, tornando-o vulnerável aos riscos dessas atividades.

Na movimentação e manipulação de materiais e cargas existem situações desfavoráveis ou agressivas que poderão interferir com maior ou menor intensidade no rendimento do colaborador devido ao trabalho físico, às posturas inadequadas ou incômodas, ao armazenamento inadequado, às condições ambientais insatisfatórias, aos arranjos físicos deficientes e às edificações não compatíveis com as atividades desenvolvidas.

A movimentação de materiais pode ser realizada por vários equipamentos: diversos tipos de elevadores de carga, guinchos, empilhadeiras, guindastes, talhas, lingas, correntes e outros.

Os materiais a serem movimentados podem apresentar as mais diversas conformações, tais como caixas, tambores, produtos a granel, elementos paletizados, etc.

O transporte manual apresenta riscos diferentes daqueles que acontecem na movimentação com equipamentos.

As condições ambientais poderão aumentar os riscos se houver pouca visibilidade, ventilação insuficiente, falhas ou falta de controle do trânsito, etc.

A manutenção correta dos equipamentos é condição fundamental para eliminar ou minimizar os riscos.

Os principais riscos na movimentação de materiais não são apenas os eventuais defeitos dos equipamentos utilizados, mas na atuação do colaborador.

A movimentação de materiais deve ser cuidadosamente planejada, abrangendo a seleção correta dos equipamentos a serem utilizados na movimentação, a análise da sequência das operações e a correta determinação dos procedimentos em caso de alguma eventualidade.

A movimentação manual de cargas pode causar danos entre os quais a queda de objetos e o incorreto posicionamento na movimentação destes objetos.

A adoção de posturas incorretas quando se eleva ou deposita cargas exige esforços musculares desnecessários, podendo causar tensões musculares e outros danos físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário