EMISSÕES DE MOTORES A DIESEL - PARTE 1

 


As emissões de motores a diesel são uma mistura complexa de partículas, aerossóis líquidos, gases e vapores, que são gerados durante o funcionamento de motores que utilizam o óleo diesel como combustível, como produto da combustão.

As partículas sólidas, ou fuligem, são compostas por um núcleo de carbono elementar, também conhecido como carbono negro, carbono orgânico e outros agentes, como cinzas, metais e sulfatos.

A fase gasosa é composta por monóxido e dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio junto com compostos orgânicos voláteis (COV) e semivoláteis (COSV), adsorvidos na superfície das partículas.

Dentro desta composição se encontra um número grande de substâncias reconhecidas como cancerígenas, como o formaldeído, o benzeno e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

Algumas misturas de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, em particular os que contém benzopireno, cumprem os critérios para serem classificados como carcinogênicos, devendo ser considerados agentes carcinogênicos.

Estas misturas são geradas, geralmente, durante os processos de combustão, como os produzidos nos motores diesel, especialmente quando em temperaturas muito elevadas.

Tanto a composição destes fumos como a quantidade liberada no ambiente é variável e dependem de fatores como: as características do combustíveis e dos óleos lubrificantes, a tecnologia e idade do motor, incluindo se conta com sistemas de redução das emissões, o regime de funcionamento do mesmo, isto é, se estiver ocioso, funcionando com baixa carga ou a máxima potência, a temperatura do motor e as condições de manutenção e ajustes do mesmo.

Existe uma concentração de fundo de emissão de motores diesel no ambiente que se origina sobretudo pelo tráfego e que será mais ou menos importante dependendo da zona geográfica. 

Além desta concentração de fundo, nos locais onde são utilizadas máquinas móveis, ou fixas, que utilizem o diesel como combustível, haverá uma concentração adicional.

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