EMISSÕES DE MOTORES A DIESEL - PARTE 3

 


A exposição laboral às emissões de motores a diesel pode ocorrer em muitos ambientes laborais diferentes, entre os quais a mineração, a agricultura, a construção e o transporte, seja ferroviário, por rodovias, aéreo ou marítimo em nas oficinas de manutenção de veículos.

Os principais fatores que determinam a exposição são o tipo e o número de motores a diesel em uso, sua potência, o regime de funcionamento, se o trabalho ocorre no exterior ou no interior e, neste caso, a ventilação existente.

Nos estudos que se realizaram para caracterizar a exposição aos vapores da emissão de diesel em vários setores de atividade (Pronk, Coble, Stewart, 2009), se observou que as maiores exposições ocorriam na mineração interna e na construção de túneis, com níveis médios de exposição diária medidos como carbono elementar de 100 μg/m³ (0,1 mg/m³), seguido dos trabalhos em nas docas de carregamento, mecânicas e de manutenção, com níveis entre 20 e 40 μg/m³. 

Seguem a tripulação de trens, construção, carga e descarga de bagagens de aviões, cuja exposição média se situa abaixo de 10μg/m³. 

Por último, os motoristas profissionais se situam em torno dos 2μg/m³ de exposição diária média (tabela 1).

Muitos dos estudos de caracterização da exposição às emissões de motores a diesel foram realizadas antes da entrada em vigor das diferentes normas que limitam a emissão dos veículos e do uso mais generalizado dos filtros de partículas e outros sistemas integrados de controle das emissões (Pronk et al., 2009), então pode ser que em determinados ambientes laborais, a exposição haja mudado tanto qualitativa quanto quantitativamente à medida que foram renovados os veículos e os equipamentos.

Outras profissões que são afetadas pela exposição laboral a este agente são os bombeiros durante o seu trabalho em estações e nos trabalhos de extinção de incêndios, os trabalhadores em cabines de pedágios e os trabalhadores em estacionamentos, os operadores de empilhadeiras, os trabalhadores do setor petrolífero e qualquer posto de trabalho que se situa próxima de compressores, geradores e outros equipamentos que utilizem o óleo diesel como fonte de energia. 

Na tabela 2 se apresenta uma lista, não exaustiva, de profissões que podem estar expostas às emissões de motores a diesel.

Setor de Atividade

Níveis de exposição diária (μg/m³)

Mineração interna e construção de túneis

100

Docas de carregamento, mecânicas e manutenção

20 - 40

Tripulação de trens, construção, pessoal de terra na aviação

10

Motoristas profissionais

2

Níveis de exposição pessoal a carbono elementar em distintos setores de atividade (Fonte: Pronk et al., 2009)


Principais profissões nas quais pode haver exposição

Mineiros

Trabalhadores da construção de túneis

Motoristas profissionais, incluindo transporte de pessoas, de mercadorias e serviço mensageiro

Bombeiros

Trabalhadores de reparos e manutenção de veículos ou equipamentos a diesel

Trabalhadores da construção

Trabalhadores de armazéns e logística

Agricultores

Operadores de cabines de pedágios

Trabalhadores de aduanas

Pessoal de controle de tráfego: policiais, guarda civil, etc.

Operadores de máquinas pesadas

Carregadores e trabalhadores de cais de embarque

Trabalhadores marítimos

Operadores de equipamentos de manipulação de cargas

Trabalhadores da indústria petrolífera

Ferroviários, tanto condutores como tripulação de máquinas a diesel

Trabalhadores de coleta de lixo

Pessoal de terra em aeroportos

Silvicultores e lenhadores

Lista não exaustiva de profissões nas quais pode haver exposição às emissões de motores diesel


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